Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Decifrar Pessoas - Alexandre Monteiro

Como decifrar e optimizar a Linguagem Corporal, Microexpressões e decifrar pessoas na negociação, Vendas, Recrutamento, Política, Entrevistas emprego, Coaching, falar em Público.. Para não especialistas

Decifrar Pessoas - Alexandre Monteiro

Como decifrar e optimizar a Linguagem Corporal, Microexpressões e decifrar pessoas na negociação, Vendas, Recrutamento, Política, Entrevistas emprego, Coaching, falar em Público.. Para não especialistas

Linguagem Corporal nos truques da publicidade

cr7.jpg

 É através de imagens e uso de pessoas personagem que muita da publicidade chega ao consumidor, e os publicitários usam técnicas de Linguagem Corporal  para "enganar o seu cérebro" e assim fazê-lo perceber os produtos de forma diferente. 

 

Olhar

Como a personagem faz o contacto ocular ou não, com o consumidor, define se ele lhe está a fazer um pedido ou uma oferta/oportunidade.

 

Se a personagem olha, olhos nos olhos do leitor,irá ser precedido como um pedido.

É como se, a personagem exigisse ou esperasse algo ou alguma acção do consumidor, parece pedir com benevolência para que o consumidor compre e além disso o texto escrito fortalece o pedido em tom de "ameaça": “O último que comprar...; Faça como...!;Compre já!; Aproveite já, ...”.

 

 

Se a personagem não olha para o consumidor, serve para fazer uma oferta ou dar-lhe a "oportunidade" de ser como a personagem.

Neste caso, o intuito não é aproximação, antes pelo contrário,é um distanciamento, é para colocar a personagem numa posição que não a mesma do consumidor e seduzi-lo a adquirir o produto para alcançar ou estar na mesma posição da personagem.

" Quero ser como o Cristiano Ronaldo! Logo tenho de comprar ..." 

 

Distância 

O tipo de corte, da parte do corpo utilizado na fotografia, determina a distância social entre a personagem e o consumidor.

 

Desta forma, se o plano for aberto ou geral, exibindo o corpo inteiro da personagem, pode-se dizer que a distância que se estabelece entre a personagem e o consumidor é máxima, conferindo um carácter de impessoalidade, ou seja, a personagem e o consumidor não se conhecem, a personagem parece estar distante e muitas vezes não olha para o consumidor para que este assuma somente a postura de um mero observador.

" Uaauuu! Olha o que ele usa! "

 

 Se  apresenta um plano médio, ou seja, corte pela cintura da personagem, pode dizer-se que a distância social estabelecida é intermediária, nem máxima, nem mínima. Assim, a personagem apresenta-se ao consumidor como  alguém conhecido, em quem pode confiar. Não é nenhum desconhecido,mas, ao mesmo tempo, não é nenhum amigo íntimo.

 

Se o plano é somente dos ombros para cima e onde a cara é a parte com maior destaque, serve para ser percebido como amigo intimo e em quem confia, e é aquele de quem ouve conselhos sobre os produtos que deve usar.

Poderá ter também a intenção de demonstrar a eficácia dos efeitos que pode obter com o uso de determinado produto, quando se trata de produtos de beleza.

 

 Relação "Poder" com o consumidor

A perspectiva em que a personagem é colocada ajuda a dar ou retirar "poder" e/ou autoridade ao consumidor, porque quando reconhecemos autoridade temos tendência a seguir ordens sem pensar muito nisso.

 

Quando a personagem está representada a olhar para cima, é o consumidor que controla e que se encontra em posição de poder e decidir o que quer.

"Preciso de ti"

 

 

Quando a personagem olha olhos nos olhos do consumidor, existe igualdade de poder entre os dois.

" Tu és como eu!"

 

 

Quando a personagem olha para baixo, acaba por colocar o consumidor em situação de inferioridade ou elevar o estatuto da personagem.

" Eu sei  e respeito o que diz" ou "Quero ser como tu!"

 

Pupilas

As pupilas aumentam quando gostamos de algo, por isso muitas vezes são manipuladas, aumentando-as para demonstrar esse mesmo gostar inconsciente por parte das personagem.

" Se ele gosta, eu também gosto"

 

 

 

Alexandre Monteiro

Especialista em Decifrar Pessoas | sou@pessoab.pt | Visite os Segredos da Linguagem Corporal
Nº1 Nacional a partilhar a Linguagem Corporal para todos

 

Segredos da Linguagem Corporal

1 comentário

Comentar post

Segredos da Linguagem Corporal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Decifre Pessoas num Minuto

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Mensagens