Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Decifrar Pessoas - Alexandre Monteiro

Como decifrar e optimizar a Linguagem Corporal, Microexpressões e decifrar pessoas na negociação, Vendas, Recrutamento, Política, Entrevistas emprego, Coaching, falar em Público.. Para não especialistas

Decifrar Pessoas - Alexandre Monteiro

Como decifrar e optimizar a Linguagem Corporal, Microexpressões e decifrar pessoas na negociação, Vendas, Recrutamento, Política, Entrevistas emprego, Coaching, falar em Público.. Para não especialistas

Como a Linguagem corporal tramou António José Seguro

seguro.jpg

 Já alguma vez se questionou porque acredita mais num candidato que no outro?

Porque confia mais num candidato que no outro?

A Linguagem Corporal é a maior responsável pela forma como a mensagem é percebida pelas pessoas, é a que vai confirmar a “veracidade” das palavras e causar o maior impacto nas decisões dos eleitores.

Existem vários estudos que demonstram que maior parte das pessoas escolhem e votam dependendo da aparência física do candidato, pelos movimentos que fazem, expressões que usam e pela forma como falam. 

Muitos bons candidatos com excelentes ideias não são eleitos devido à sua Linguagem corporal não confirmar ou demonstrar a liderança e credibilidade necessária.

Após análise à comunicação não-verbal dos dois candidatos à liderança do Partido Socialista percebemos uma das razões pela qual António José Seguro não terá sido o eleito, a Linguagem Corporal não é congruente com a imagem esperada de um líder forte e confiante.

 seguro2.jpg

 António José Seguro fala maior parte do tempo com as palmas das mãos para cima. Esta posição das mãos serve para fazer pedidos de ajuda ou pedir colaboração e não costuma ser usada em posições de liderança ou debates.

seguro3.jpg

 António Costa em debate usa gravata vermelha optimiza a imagem de liderança e António José Seguro usa gravata Azul clara optimiza a imagem de paz e colaboração.

seguro4.jpg

 António José Seguro cumprimenta António Costa sentado, ficando numa posição inferior (submissão).

Como foi o primeiro a chegar escolhe de forma errada a cadeira de uma das pontas, a questão é que os líderes sentam-se sempre ao meio (não contou com a jornalista).

seguro6.jpg

 António José Seguro junta os pés quando sentado revela ausência de domínio.

Aqueles que demonstram liderança e domínio tem a tendência de ocupar mais espaço logo afastam mais os pés.

António José Seguro exibe muitas vezes a MicroExpressão de “Medo”, pode não ser perceptível de uma forma consciente ao eleitor, mas será sempre notada de uma forma inconsciente.

seguro7.jpg

 António Costa usa mais gestos e expressões de poder que António José Seguro.

Apontar o dedo e a expressão de raiva quando falamos da oposição revela convicção e congruência na mensagem de “luta”.

 seguro8.jpg

 António José Seguro não contraria o domínio de António Costa durante o aperto de mão.

O aperto de mão influencia a forma como lidamos e somos percebidos pelo outro em interacções futuras, senão contornamos desde logo o sinal de domínio vamos ser percebidos somos “presas”.

seguro9.jpg

 Foto: Nelson Garrido

Ambos apresentam tensão através da pressão nos lábios,a diferença entre os dois está na forma como lidam e demonstram o desconforto.

António José Seguro não consegue disfarçar enquanto António Costa levanta o braço como um vencedor e ainda tenta sorrir.

seguro10.jpgseguro11.jpg

 Repare como Passos Coelho fica mais alto, sentando os representantes da oposição no sofá mais baixo.

Estar mais alto dá-lhe uma posição privilegiada de “poder”.

 

António Costa contraria esse “poder” invisível com a “Cúpula do Poder”,juntar as pontas dos dedos de ambas as mãos à frente do tronco como estivesse a dizer “Também sou Líder!”. António José Seguro aceita o “domínio” baixando as mãos e ainda cruza as pernas no sentido contrário.

Não precisa de ser especialista para usar o Superpoder da Linguagem corporal a seu favor, basta de uma forma simples aprender 20% das posturas, movimentos e expressões mais eficazes para conseguir optimizar a sua imagem em 80%.

 

Alexandre Monteiro, Especialista em Linguagem Corporal

Segredos da Linguagem Corporal

2 comentários

Comentar post

Segredos da Linguagem Corporal

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Decifre Pessoas num Minuto

Pesquisar

 

Mais sobre mim

foto do autor

Mensagens